sábado, 15 de dezembro de 2012

Controle de Armas, Massacres em Escolas e Virgindade

       Mais um atirador entra em uma escola e mata mais de uma dezena de pessoas nos Estados Unidos. Dessa vez um distrito pacífico do estado de Connecticut foi o palco dessa triste história de horror. Esse é o terceiro massacre que acontece neste ano. O Brasil nos últimos anos passou por uma dessas tragédias, o famigerado Massacre de Realengo, que ceifou vidas de jovens inocentes, é o mais lembrado. Essas tragédias causam perplexidade, deixando-nos confusos e ansiosos acerca de uma questão: Por que? Quais são as causas que levam uma pessoa a realizar tal empreitada?
       Há varias explicações de base psicológica e social a serem utilizadas para explicar tal fenômeno. No entanto a mais aceita pela mídia é a de base legal. Segundo essa explicação esses massacres, e qualquer assassinato, de uma forma geral, ocorre devido ao comércio legal de armas de fogo. Segundo essa corrente tal comércio deveria ser criminalizado e o resultado seria a paz na terra. Sua lógica é muito simples, por isso tem tudo para ter um forte apelo popular, ainda mais depois de tragédias como essas que deixam as pessoas mais emotivas e desejosas de uma ação concreta das autoridades para que tais eventos sejam evitados.
       Porém as coisas não são tão simples quanto parecem ser a primeira vista. Essa teoria não leva em consideração que proibir o comércio legal de um artigo ou serviço não faz que este artigo ou serviço deixe de existir. Bons exemplos disso seria o trafico de drogas e a prostituição. O produto proibido continua a ser comercializado, porém no mercado negro. Dessa vez o comércio não não é mais dominado por homens de negócios, mas por homens do crime organizado. Foi assim que a Lei Seca, com a boa intenção de extinguir o alcoolismo e de tabela todos os problemas relacionados, findou fortalecendo as máfias existentes. Outro bom exemplo é o trafico de drogas no Rio de Janeiro, onde os chefões do tráfico com o objetivo de aumentar o mercado para o seu produto, ao invés de agradar os clientes com um produto de melhor qualidade, preço ou distribuição, preferem exterminar os seus concorrentes roubando-lhes os seus pontos-de-venda.
       Se as armas não têm culpa então qual a causa desses massacres? Como evitá-los? A primeira pergunta é mais fácil de responder. O culpado dessas tragédias são os indivíduos que deram cabo a esses atos. Simplesmente assim. Se querem descobrir o real motivo desses ataques tem que se examinar esses indivíduos psicologicamente e o meio-ambiente social que os cerca. Outros países, Suíça e Israel por exemplo, possuem mais armas nas mão dos cidadãos do que EUA, no entanto, tais eventos são raros nesses países. O bullying tem sido um fator muito mencionado como um estopim para essas fúrias assassinas. Outro aspecto seria a violência da cultura americana muito bem expressada em Hollywood e na música pop. Além desses fatores, um aspectos que tem me chamado mais atenção nesses assassinos é o fato de eles parecerem não possuir vida sexual, muitos são virgens. Há mutia frustração sexual implícita nesses criminosos.
       A segunda questão: como evitá-los? Não tem uma resposta objetiva. Porém minha resposta intuitivamente seria ao invés de proibir seria liberar. O comércio de drogas, não só o consumo, e as casas de prostituição deveriam ser totalmente liberados. A necessidade de destruição do homem é algo recorrente na história, expressados através da guerra e dos crimes. Então que o homem direcione essa necessidade para si mesmo se auto-destruindo através das drogas e prostituição, ao invés de matar inocentes por causas de suas frustrações  sexuais e existenciais. A bíblia com a sua sabedoria trás uma passagem sobre isso:
"Dai bebida forte ao que estar prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito. Que beba, e esqueça de sua pobreza, e da sua miséria não se lembre mais". Provérbios 31. 6-7.
Dai bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito.

Que beba, e esqueça da sua pobreza, e da sua miséria não se lembre mais.
Provérbios 31:6-7
Dai bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito.

Que beba, e esqueça da sua pobreza, e da sua miséria não se lembre mais.
Provérbios 31:6-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário